sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Quem somos? O que representamos? POLICIAL DO EXÉRCITO



Encerra-se o Encontro Nacional dos Veteranos da Polícia do Exército do Brasil. Como podemos explicar o que aconteceu em Recife nos últimos três dias para os veteranos da Polícia do Exército?  A resposta vem de uma das frases utilizadas na Palestra do General Uchoa: “...É algo que não se explica, apenas se sente!”. Nós presenciamos algo que nos deixou em estado de graça, isso mesmo, pois mesmo sendo desconhecidos uns dos outros, parecia que algo mágino e místico nos unia como se cada dos um veteranos presentes fossem irmãos da mais nobre linhagem sanguínea. Vivemos dias emocionantes! Dias inesquecíveis!

Abraços, lágrimas e orgulho de pertencer a uma simbologia de valores consolidadas pelas letras P.E. e que transparece em ações que perpetuam a frase “UMA VEZ PE, SEMPRE PE!”.  E nós GRITAMOS esta frase várias vezes! Mas cada vez que alguém, cogitava abrir UMA VEZ PE...Quase que institivamente o coração já  pulava e o ...SEMPRE PE! Saia quase que instintivamente, mas não pela voz, e sim diretamente do coração!

O 4º Batalhão de Polícia do Exército não será mais o mesmo! Sempre estará registrado em suas alamedas as botas dos veteranos do Brasil. Sempre poderemos nos orgulhar de ter desfilado ombro a ombro com veteranos do 1º, 2º, 3º, 4º e várias companhias e pelotões.  Por alguns dias a capital nacional da Polícia do Exército foi o 4º ´BPE. Por alguns dias os veteranos deixaram de ser de outros batalhões de PE, eram Veteranos da Polícia do Exército do Exército, irmanados, uma mesma família, em um mesmo Braçal.

Lamentamos! Mas lamentamos muito, muito mesmo! Pelos que não puderam estar presentes! Foi um momento impar na vida dos presentes, daqueles que daqui a 5, 10, 20..anos, iremos suspirar e lembrar com os olhos lacrimejados tudo que passamos nesses dias...Suspiros e um sorriso discreto irá nos fazer recordar dos detalhes vividos entre os dias 19 a 22 de setembro de 2013.

Agora entremos em contagem regressiva pra o Encontro Nacional dos Veteranos da Polícia do Exército / Porto Alegre. Tenho a certeza que superará Recife e também será superado pela próxima sede, e assim sucessivamente, pois os Veteranos da Polícia sempre fazem melhor!

UMA VEZ PE, SEMPRE PE!

Francisco Miranda
Coordenador Geral do ENVEPE/Recife


Nenhum comentário:

Postar um comentário