quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Manual do Encontrista - Encontro Nacional dos Veteranos

 Este Manual do Encontrista foi realizado para você que vai participar do Encontro Nacional dos Veteranos da Polícia do Exército. 

 Observe a Canção do 4ºBPE e a Canção do Veterano da Polícia do Exército, além de informações importantes sobre as atividades do Batalhão e atividades externas.

MANUAL DO
VETERANO
DA POLÍCIA DO EXÉRCITO
ENVEPE/RECIFE













Ao Veterano do Encontro Nacional,
            Com muito orgulho recebemos você em nossa casa, em nosso Batalhão. Assim como em outras unidades de Polícia do Exército temos um padrão que preservamos com todo o orgulho. Neste encontro sem precedentes faremos novos amigos, novos irmãos de Braçal. Esse símbolo que nos une e que nos diferencia, nem como melhores, nem piores, mas como brasileiros diferentes!
 Nos últimos meses nos unimos em torno de uma causa, em torno de sua visita! Nosso objetivo é que você conheça nosso Batalhão e nossa cidade, para tanto, concebemos uma programação que atendesse essa premissa, pois importa que você se sinta em casa, na “terra dos altos coqueiros” que também é sua!  
Nossa programação é formada de atividades batalhão, constituídas de demonstrações, palestras, pistas, oficinas, confraternização e programações internas, destinas apenas aos veteranos da Polícia do Exército, contudo todos os familiares e acompanhantes poderão assistir as atividades batalhão, como também poderão seguir outro roteiro, mas turístico já que disponibilizaremos transporte de ida e volta com roteiros específicos, sempre com acompanhamento.  Para atividades externas constam visitas a centros turísticos da cidade, que tem relação direta com as atividades militares, entre as quais, destacamos a visita ao Monte Guararapes, importante local para História do Brasil, pois é o berço na nacionalidade brasileira e da nossa amada Força Terrestre. Teremos a emoção de entender como o Exército que nós defendemos na sociedade civil nasceu em 1648. Também destacamos as visitas aos centros históricos de Recife e Olinda, onde vamos poder andar por suas ruas e pontes com um professor de história que irá explicara origem de todo o trajeto. Além de um passeio fluvial por pela capital que é conhecida como a “Veneza Brasileira”.
Destacamos a palestra sobre o nosso Batalhão, o Batalhão João Fernandez Vieira.
Por fim, temos o orgulho de contar com a presença do General Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa, comandante de Pelotão, Companhia, Batalhão e Oficial General Comandante de Região Militar com Batalhão PE, ou seja, um grande Policial do Exército que pautou sua carreira sob o Braçal da Polícia do Exército. Ele com seu talento e a experiência de ter composto a canção do 4º BPE e do BPEB, irá apresentar a Canção do Veterano PE pela primeira vez em um evento.
            Por isso tudo gostaríamos de dar-lhe as boas vindas e que esse Encontro Nacional possa representar muito mais do que uma visita de veteranos a um Batalhão de Elite, mas principalmente um início do elo duradouro dos veteranos do Brasil com a cidade e o único Batalhão de Polícia do Exército norte-nordeste do nosso imenso país.
SEJAM BEM VINDOS POLICIAIS DO EXÉRCITO DO BRASIL.
Francisco Miranda
Coordenador Geral ENVEPE/Recife
UMA VEZ PE, SEMPRE PE!
             



           
CANÇÃO DO LENDÁRIO
Letra e Música Gal. Paulo Yog de Miranda Uchôa

Quando, um dia, a Pátria me chamou,
Eu a servi com amor e muita fé.
Com orgulho, formei-me soldado
Não me importa quanto tempo passou
Pois no meu peito eu sinto bem vibrar
O Soldado PE que fui ontem
Sou um lendário PE que está pronto
A lutar como a Pátria ordenar
Juntos, nós, os lendários, somos fortes
E o ideal que nos une é um altar
COMPANHEIROS PE nosso canto
Há de nos céus do Brasil reverberar
Com o vigor que mostramos nas jornadas
De vitórias sem fim. Eu vou cantar!...
Sou um lendário PE que está pronto
A lutar como a Pátria ordenar
Juntos, nós, os lendários, somos fortes
E o ideal que nos une é um altar!
Tradição é a palavra que reside
Lá no fundo da alma imortal.
VETERANOS! À frente! Marchemos!





Canção do 4º BPE
Letra e Música: Gen Div Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa

De Recife vai aos céus o nosso brado
E o nordeste todo sente a vibração
Que reflete a força e a fibra de um soldado
Que é de elite por moral e tradição
Dos primórdios Pelotão da Região
Aos bons tempos no Cabanga Companhia
Em Olinda foi forjado o Batalhão
Hoje é sempre de vigor e galhardia...
O quarto (B! P! E!) BPE do CMNE
É tropa onde quem cai só cai de pé,
Mantém a ordem e a lei, seja onde for,
Com o honra e muito orgulho em ser “PE”
Sou Polícia do Exército na paz
E na guerra sempre pronto para ação.
Com firmeza e disciplina sou capaz
De cumprir com altivez minha missão.
Escoltar, proteger, investigar,
Patrulhar, policiar, impor moral,
São missões dos que merecem ostentar
A tradição do BPE em seu Braçal
O quarto (B! P! E!) BPE do CMNE
É tropa onde quem cai só cai de pé,
Mantém a ordem e a lei, seja onde for,
Com o honra e muito orgulho em ser “PE”








A Associação SEMPRE PE – ASSPEx teve seu nascimento a partir do desejo dos antigos integrantes do 4º Batalhão de Polícia do Exército de dar continuidade dos laços de amizade do serviço militar no Batalhão João Fernandes Vieira.  Anualmente seus veteranos se encontravam durante o Almoço dos SEMPRE PE, organizado pela OM. Esse era praticamente o único momento que se faziam presentes várias gerações de antigos integrantes do Batalhão. Cada vez mais o desejo do reencontro nos impulsionava para algo mais concreto.
Até que em 2011, foi realizada uma Comissão preliminar para viabilizar uma proposta de criação de uma associação. Essa Comissão elaborou um projeto detalhado e realizou uma visita formal ao Batalhão para entregar uma Carta de Intenções. A iniciativa foi apoiada de forma irrestrita pelo comando da Unidade. Começava a tomar forma a Associação SEMPRE PE.
Já naquela época, se consolidou as premissas para a formação da associação, isso incluía as bases que iriam nortear a conduta da Associação SEMPRE PE, que são os valores da Polícia do Exército e a exaltação as tradições do Braçal PE. Neste ímpeto, outros Veteranos de Pernambuco foram sendo congregados à causa. A Associação SEMPRE PE nasceu em fevereiro de 2011 e já naquela época contava com quase 70 veteranos do 4ºBPE.
Aprovado o Estatuto, a primeira Diretoria Executiva foi estruturada contando com um Conselho Consultivo e Fiscal. Estava formada a Associação SEMPRE Polícia do Exército – ASSPEx. Devido à aproximação do presidente da Associação com a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Regional Pernambuco (ANVFEB-PE), a sede da Associação passou também a figurar na mesma sede dos Veteranos da FEB. Uma feliz consciência histórica, tendo em vista que a origem da Polícia do Exército repousa na própria Força Expedicionária Brasileira.
Ainda em 2012 iniciou-se o projeto Grupamento Histórico Aspirante Francisco Mega (GHAFM) que visava levar para o desfile cívico-militar de 07 de setembro uma tropa com uniformes da FEB, esse seria o primeiro grande projeto da ASSPEx em conjunto com o a ANVFEB-PE. Após deliberações com o Comando Militar do Nordeste e consulta a Associação da FEB no Rio de Janeiro, o Comando Militar do Nordeste aprova a criação oficial do GHAFM, em ofício enviada a 7ª Região Militar datado de 02 de setembro de 2012.
No primeiro desfile da Associação SEMPRE PE se fizera presentes com 26 Veteranos da Polícia do Exército, sustentando o Pavilhão da FEB e com uniformes de época. A passagem do Grupamento foi notada por todos os presentes, pois a velha marcialidade, alinhamento e galhardia se faziam presentes nos veteranos da PE. Outros convites para participar de desfiles e solenidade militares aconteceram, como a solenidade do Dia da Vitória, Aniversário da Região Militar e Alusivo a Tomada de Monte Castelo, em todas as formaturas o GHAFM se fez presente e exaltando à memória dos heróis da Força Expedicionária Brasileira.
A Associação seguia em plena atividade e, ainda em setembro de 2012, foi organizado o I Encontro Regional SEMPRE PE. Primeira atividade de organização compartilhada entre o comando do Batalhão e a Associação.  Por ocasião do Encontro Regional os antigos integrantes realizaram uma homenagem aos comandantes que fizeram a história do 4º Batalhão de Polícia do Exército.
Em 2013 novos desafios se apresentavam para a Associação e o Batalhão, o Encontro Nacional dos Veteranos da Polícia do Exército – ENVEPE/Recife, fruto das deliberações do I Encontro Nacional das Lideranças da Polícia do Exército, ocorrida em Curitiba entre os dias 04 a 06 de Abril do corrente ano, servindo de marco histórico para a formação do Conselho Nacional dos Veteranos da Polícia do Exército do Brasil. O projeto do ENVEPE/2013 foi apresentado ao comando da OM. Iniciava-se mais uma parceria para a execução de projeto em escala nacional e uma grande oportunidade de apresentar o único Batalhão de Polícia do Exército Norte-Nordeste do país para veteranos de outras Unidades de PE. Os trabalhos iniciaram imediatamente e a Associação, em relação estreita com o Batalhão, solidifica e externa ainda mais seus laços entre o Exército Brasileiro e sua reserva. Uma reserva que não abre mão de ser a voz da Força Terrestre na sociedade civil e fiel depositário dos seus valores que, para nós, veteranos da Polícia do Exército é o orgulho de sermos SEMPRE PE.



















O 4º Batalhão de Polícia do Exército é um dos seis Batalhões de Polícia do Exército Brasileiro e o único situado no Norte-Nordeste. Teve seu embrião no Pelotão de Polícia, criado em 18 de fevereiro de 1950, em consequência das experiências na II Guerra Mundial. O Pelotão era subordinado ao então Comando Militar do Norte e 7ª Região Militar e não possuía sede própria, sendo seus integrantes alojados, inicialmente, em uma das dependências do Quartel-General no Parque Treze de Maio, hoje Hospital Militar da Guarnição do Recife.

Em 23 de setembro de 1952, foi elevado a Núcleo de Companhia, conforme Boletim Especial Nr 10, da 7ª RM – 7ª DE, de 27 de dezembro. No dia 31 de julho de 1954, o Núcleo de Companhia, consoante o aviso Nr 502-DI-H, publicado no BI Nr 187, de 21 de agosto 1954, da Zona Militar Norte (IV Exército) adquiria autonomia administrativa a contar de 1º de agosto de 1954.

A Portaria Nr 231, de 17 de dezembro de 1956, eleva o referido Pelotão a Companhia, a contar de 1º de janeiro de 1957, recebendo a denominação de 7ª Companhia de Polícia do Exército e ocupando um dos galpões do então Depósito Regional de Subsistência, hoje 7º Depósito de Suprimentos, no bairro do Cabanga, em Recife.

No dia 21 de agosto de 1969, por meio do Decreto Nr 65.034, foi criado o 4º Batalhão de Polícia do Exército, vindo a ocupar as instalações da extinta 1ª Bateria do 3º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, em Olinda, em 1º de julho de 1970, conforme ordem verbal do Exmo Sr General Comandante do IV Exército.

Lá, durante os trinta e três anos em que permaneceu, teve participação ativa nos diversos acontecimentos em apoio à população local, especialmente os fatos relacionados à Defesa Civil e às ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Em 1996 o 4º Batalhão de Polícia do Exército recebeu a denominação histórica de "BATALHÃO JOÃO FERNANDES VIEIRA" em homenagem ao herói da resistência ao jugo holandês na primeira e na segunda Batalha dos Guararapes, em 1648 e 1649, liderando violenta perseguição até a derrota final dos holandeses.


A construção do novo aquartelamento do 4º BPE foi iniciada em 20 de setembro de 1999, no km 06 da Rodovia BR-232, no bairro do Curado-Recife. Terminada a construção, iniciou-se a mudança do Batalhão em 10 de março de 2003, vindo a inaugurar suas atuais instalações em 04 de abril do mesmo ano.

A par do excelente desempenho demonstrado pelas tropas e pelos observadores brasileiros em missões no exterior, o Exército tem participado de exercícios conjuntos com outros países, chamados Exercícios de Manutenção da Paz. Desde 1995, o 4º BPE tem se destacado representando o Exército e o Brasil nesse tipo de missão.

No ano de 1995, um Pelotão de Polícia do Exército, composto de 21 militares, integrou o Batalhão Angola (UNAVEM). Em 2001, o Batalhão preparou e enviou ao Timor Leste, uma ilha localizada a cerca de 25.000 quilômetros do Brasil que fica no continente asiático entre a Indonésia e a Austrália, um grupamento composto por 69 militares para integrar a Força de Paz coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi à quinta tropa brasileira enviada àquele país, o V CONTBRAS.

Em 2003, o 4º BPE enviou 49 homens para terras timorenses, o X CONTBRAS, cumprindo missão semelhante a do grupamento anterior. Já em 2006, 29 Policiais do Exército rumaram para a América Central, onde integraram o 5º Contingente da Missão para Estabilização do Haiti (MINUSTAH) e em 2008, o 10º Contingente, com 33 militares. Em 2007, foi designado um Subtenente para a colaboração de instrução com a Polícia Militar do Exército do Timor Leste. Em 2008, foi designado um Sargento para a segurança da Embaixada Brasileira do Congo e um Capitão para a Embaixada Brasileira da Costa do Marfim. Em 2011, um efetivo de 36 militares compôs o 1º Batalhão do 14º Contingente - BRABATT 1/14.

Exército e uma Subunidade Escolar, contando com cerca de 950 militares.

Hoje, o 4º Batalhão de Polícia do Exército é a décima Unidade que integra o Complexo Militar do Curado (CMC), estando mais próximo do Grande Comando ao qual está diretamente subordinado, o Comando Militar do Nordeste (CMNE).

Por ocasião da comemoração do sexagésimo aniversário do Batalhão, faz-se necessário relembrar algumas palavras do Antigo Comandante durante a solenidade oficial de aniversário:

“Rendemos nossa homenagem ao Batalhão ao recordar sua evolução histórica, ao destacar as atividades que desenvolve e ao enaltecer e agradecer o trabalho de todos - antigos e atuais integrantes - que, no passado e no presente, contribuíram e contribuem para que o 4º BPE seja um referencial no âmbito do CMNE.


Aos que já serviram, aos que aqui servem e aos que haverão de servir numa Unidade de Polícia do Exército, a certeza de que ostentar o Braçal PE significa o símbolo maior da responsabilidade de cumprir e fazer cumprir as normas e os regulamentos, com presteza, eficiência, firmeza, educação, coragem e disciplina.
Somos e continuaremos a ser ‘Tropa de Elite’ pela crença de que nossa presença significa disciplina e respeito em toda a área do Comando Militar do Nordeste, pois somos as Sentinelas do Moral e da Tradição.”






Nenhum comentário:

Postar um comentário